terça-feira, 25 de abril de 2017

Maracanaú presta homenagem ao emancipador José Maria Batista

        Faleceu em Maracanaú o emancipador, ex-vereador e liderança politica do município, José Maria Batista do Nascimento.
        Zé Maria foi eleito vereador, representando o distrito,  no período de 1976/82 e 1982/88, pelos partidos Movimento Democrático Brasileiro -MDB e PDS.
        Durante os doze anos na Câmara Municipal de Maranguape exerceu diversos cargos na Mesa Diretora e foi presidente das Comissões Permanentes de Educação e Saúde e de Finanças e Orçamentos.
         O líder representava os bairros de Parque Luzardo Viana, Cágado, Mucunã, Jaçanaú e  Pau Serrado.
          Foi um dos emancipadores do município e elegeu a esposa Maria Dulcineide Rocha nas primeiras eleições (1984), participou ainda ativamente das demais eleições de Maracanaú e ocupou cargos públicos nas administrações.
              José Maria era um homem de palavra, dinâmico e com o tempo viu que as novas gerações não escutavam mais os experientes, e isso o magoava. Tinha a consciência que ainda tinha muito a contribuir com a politica local.

                  DESPEDIDA

                  Estava sentado tomando café em casa e vejo chegar Zé Maria e vai sentando, como era sua maneira de ser. Pergunta logo pela situação da casa, pedi café e vai entrando. Era assim, criava intimidade e envolvia você com suas experiências de vida e histórias politicas. Era o que chamamos de uma boa conversa e demoramos mais de uma hora conversando. Pareceu uma despedida do companheiro de emancipação e de eleições. 
                     Não vou a velório e nem a enterro. Minha pressão não deixa, começo a tossir e vomitar. Faz parte do medo que tenho da morte e assim prefiro lembrar da voz forte e da forma decidida de viver de um homem simples. Um grande homem.
          
          

Nenhum comentário: