segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

CONSELHO TUTELAR ELEGE CONSELHEIROS COM APOIO DAS ESTRUTURAS POLITICAS





O Conselho Tutelar de Maracanaú realizou eleições para renovar os mandatos dos cinco conselheiros atuais. Mandato de 03 anos e salários de mais de 1.500 reais atraíram 54 candidatos, após curso e exame do currículo.
A eleição foi realizada em 23 locais, que totalizaram 40 urnas e votaram 16.503 eleitores, com 16.414 votos nominais, 26 votos brancos e 63 nulos.
Os eleitos foram: Ailton Galvão, com 940 votos; Henrique Viana, 926, em segundo; Cleane, 917; Salim, 811 e Raquel com 771 votos. Os primeiros suplentes foram: Pratinha, 716; Fátima Forte, 682 e Lúcia de Fátima, 560.

INFLUÊNCIA POLITICA

A Professora Socorro Pessoa, que ficou em 12º lugar, com 375 votos, ao entrar na sala de apuração afirmou em alto e bom tom: “Estou feliz, não comprei um voto”.
Frase que compromete a credibilidade da eleição e mostra a influência das práticas eleitorais brasileira nas eleições cívicas e que deveriam ser limpas.
Comentavam-se ainda os apoios dos candidatos vencedores como o primeiro colocado Ailton Galvão, que apesar do trabalho realizado em entidade comunitária, precisou do apoio total do Vice-Prefeito Firmo Camurça e filho, Vereador Ìtalo Camurça, e do Vereador eleito Capitão Martins e Margareth Rose para garantir a vitória.
Ouvindo o Vereador Eleito Capitão Martins, ele manifestou que como cidadão votou e apoiou Ailton e solicitou aos amigos que possui i mesmo comportamento. Mas entendeu isso como uma ação cívica e preocupada com o trabalho do Conselho Tutelar.
Todos os demais candidatos receberam, conforme comentários, apoio de grupos políticos – Henrique Viana, do Vereador Carlos Alberto e empresário André Eskinazi; Cleane, Assessor Cezinha e Edgar Damasceno, dentre outros; Salim, grupo do vereador Raimundo Travassos e Raquel, filha do líder comunitário Itamar Andrade, ligado ao Deputado Julio César, representando assim o nome da oposição política do município.
Dentre os suplentes e candidatos derrotados temos Fátima Forte, com apoio do Vereador Lucinildo Freitas; Tia Mônica, apoiada pelo vereador Demir Peixoto; Jacquelma, filha do ex-vereador Zé Gomes; Dorinha, ex-vereadora e do Grupo do Deputado Julio César e outros menos votados.

ELEIÇÃO

A eleição foi presidida pela Servidora da Prefeitura Edna Martiniano e contou com apoio da Justiça eleitoral.
Segundo a Presidenta do pleito os problemas foram rotineiros, como filas, falta de mesários, atraso no inicio da votação, nada que coloque em duvida a legalidade do processo.
A nota destoante foi o atraso na apuração, deixando todos sem informações e já com 33 urnas apuradas não foi distribuída nenhuma parcial.
Após mais de hora e meia é que chegaram as últimas sete urnas e dado o resultado final.

Nenhum comentário: