sábado, 28 de janeiro de 2017

Oferecimento de Mandala

     O Monlam é baseado na repetição da Prece de Aspiração do Bodisatva Samanthabadra. Ela teve origem quando, em certa ocasião, Buda Shakyamuni estava na caverna de Jetavana, em Sarvasti. O Buda ensinou a seus discípulos como Samantabhadra havia previamente feito aspirações, em qual prece ele havia feito tais aspirações e quem havia lhe pedido que tais aspirações fossem feitas. O Buda então explicou que o bodisatva Subabu, confiando em 108 mestres espirituais, fazendo-lhes oferendas e orações com profunda devoção, a eles suplicou pelos mais profundos ensinamentos Mahayana. Naquela ocasião, por sua visão pura, ele veio a ver Samantabhadra, e, neste instante, mais de vinte auspiciosos sinais puderam ser vistos. Estendendo sua mão, Samantabhadra abençoou Subabu, fazendo surgir em sua mente um profundo e vasto conhecimento — sabedoria primordial, sendo preenchido com êxtase como um Buda plenamente realizado. Então, ele viu Samantabhadra sentado em um trono decorado com joias preciosas na presença do Buda Vairocana, no Reino de Akanishta, na presença de incontáveis bodisatvas tão numerosos quanto o número de átomos da Terra Pura.
Ven. Lama Rinchen participando do Sakya Monlam Nepal
Naquele momento Samantabhadra explicou a Subabu como suas incontáveis emanações são capazes de beneficiar a incontáveis seres em todos os reinos, através da veneração aos budas realizados, sendo esta a causa para que tais benefícios possam surgir e como eles se engajam na conduta de um bodisatva. Ele também explicou como suas emanações purificam incontáveis reinos e faz amadurecer a mente de incontáveis seres.
Colocando todas essas explicações em versos, ele as recitou em forma de uma melodiosa canção espiritual a qual veio a ser conhecida como a Aspiração de Atos Nobres ou Prece de Aspiração de Samantabhadra. As bênçãos alcançadas pela recitação dessa prece estão além de qualquer explicação. Devido ao grande benefício gerado por tal recitação, renomados mestres realizados do passado e do presente, de todas as tradições do Budismo, juntamente com milhares de monges, monjas e laicos, se reúnem todos os anos para recitarem juntos essa prece para a paz no mundo.
     
O Sakya Monlam teve sua primeira edição, fora do Tibete, em 1993, sendo organizado pela sub-escola Tsarpa, da tradição Sakya, no Mosteiro Jamchem Lhakhang localizado em Lumbini. S.E. Chogye Trinchen Rinpoche, guru raizVen. Lama Rinchen, foi o organizador desse evento. No de 2016 foi comemorado o jubileu ou seja a 25º ano consecutivo da celebração do Monlam pela escola Sakya. O Mosteiro Sakya realizou a primeira edição no ano de 2008 no Brasil e agora estaremos realizando pela oitava edição dessa celebração, pois tal evento passou a ser parte de nosso calendário anual de atividades.

Nenhum comentário: