quarta-feira, 15 de março de 2017

Governo estadual manda menos de hum real por morador para a saúde de Maracanaú

      Predominou o tema "Saúde" na 23ª Sessão da Câmara de Vereadores de Maracanaú. Numa exaustiva Sessão, de mais de 4 horas de duração, situação e oposição travaram um duelo de acusações, dados e recursos orçamentários sobre o Hospital de Maracanaú e a participação do Governo estadual na construção da saúde no Município de Maracanaú.
      O que parecia uma simples informação do Vereador Tales do Zueira de que estivera na Assembléia Legislativa e em contato com Deputados ligados ao Governo do Estado tinha obtido a promessas de recursos para o município, passou a uma disputa de informações e denuncias contra o descaso que os governos Cid Gomes e Camilo Santana tratam o município.
       Iniciando, o Vereador Capitão Martins acusou o Vereador Tales de somente levar para o plenário da Casa denuncias genéricas e vazias, com interesses teatrais e políticos, e solicitou que o mesmo fosse ao governo estadual e trabalhasse para que a policlínica abandonada no distrito de Pajuçara fosse terminada e inaugurada, desafogando o Hospital de Maracanaú.
        Que a saúde local era criticada, mas todos os municípios circunvizinhos encaminham doentes para Maracanaú, ou seja, nem um Hospital os outros tem, mostrando o abandono que o estado da a saúde pública.
        O Vereador Julio César ainda tentou defender o governo apresentando dados financeiros do governo estadual como sendo repasses para a saúde do município. O que foi prontamente repudiado pelo Vereador Lucinilda Frota, que mostrou serem os mesmos repasses orçamentários obrigatórios e desafiou o vereador para que provasse ter aplicado, quando era Prefeito, recursos acima de 15% na área da Saúde. Afirmou que a gestão atual aplica mais de 21% ( vinte e hum por cento) quando a obrigatoriedade constitucional é de apenas 15% ( quinze por cento).
          Mostrou ainda que a construção da policlínica data de 2010, portanto já com 07 anos de descaso e abandono.
          Para aliviar o clima, os Vereadores Rafael Pessoa e Jeorgenes foram  irônicos ao solicitar que o Vereador Julio César  pedisse, como pai, ao deputado Julio Filho, que encaminhasse recursos e emendas parlamentares para Maracanaú, podendo assim, com um pedido paterno, ser atendida a causa; já Pessoa entregou uma moeda de hum real ao ex-prefeito e também solicitou que fosse entregue ao filho Deputado, para que o mesmo lembrasse que o governo Camilo Santana só encaminhar 225 mil/mês para a manutenção do Hospital de Maracanaú e que dividindo pela população dá menos de hum real por morador.

Nenhum comentário: