sexta-feira, 19 de maio de 2017

UMA VOZ NO DESERTO, por João Victor

UMA VOZ NO DESERTO
"Naqueles dias apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, por que está próximo o reino dos céus.Por que este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor e endireitai suas veredas" Mateus 3:1-3
João Batista é para mim uma figura notável. Segundo Jesus não houve alguém "nascido de mulher" superior a ele (Mt 11:11). Ele encontra-se na linha que divide a lei e a graça, a antiga e a nova aliança...no deserto ele estava construindo uma ponte para o futuro, um caminho para a novidade divina: O Cristo.
Ele pavimentou as ruas da alma daquele povo para a boa notícia que o Messias traria.
E o mais incrível é que ele fez tudo isso fora do perímetro da religião. Ele não pregava no templo, Ele era a "voz que clamava" no deserto, um lugar de aridez e solidão.
Em João Batista vejo que Deus não está falando apenas no templo, ele está fazendo sua voz ser ouvida nos desertos de nossa existência.
Nos nossos cotidianos insípidos e monocromáticos como as dunas de um deserto, Deus quer ecoar a boa nova: "Eis o cordeiro de Deus! Olhem para ELE". (João 1:36)
Essa é a ideia desse projeto: Falar fora do templo. Ser uma voz nos desertos urbanizados do século XXI, cheios de tecnologia mas vazios de propósito.
Queremos gritar em cada smartphone e computador conectado a nós: "OLHEM PARA ELE!".
João Batista atraía pessoas da nobre Judéia, dos lugares agitados e sofisticados para o deserto, mas não pela sua estética. Ele era esquisito, vestia-se mal e comia coisas estranhas (Mc 1:5-6) mas sua mensagem de "metanoia" (mudança de mente) era tão relevante que os indivíduos mais improváveis vinham ter com ele.
Aprendo com João Batista a não querer impressionar pela superprodução da embalagem, e sim tocar pela relevância do conteúdo.
Há um verso que define meu coração para tudo que que vamos produzir:
"Os dois discípulos OUVINDO-O dizer isto, SEGUIRAM JESUS" João 1:37.
Quero que muitos me ouçam, escutem e comentem o que vamos postar mas não para que me sigam...quero que OUVINDO a mim SIGAM a ELE.
"Muitos OUVINDO-O ... seguiram JESUS"
Que esse projeto seja uma voz no deserto de muitos peregrinos perdidos nas paisagens da vida.

Nenhum comentário: