José Dirceu,Condenado a mais de 41 anos de cadeia no lado petista, também andou flertando com o extremismo. Quando perguntado pelo El País sobre a possibilidade de o partido ganhar a eleição, mas não levar, respondeu de bate-pronto. “Acho improvável que o Brasil caminhará para um desastre total. É uma questão de tempo pra gente tomar o poder. Aí nós vamos tomar o poder, que é diferente de ganhar uma eleição.” O melhor remédio para um golpe, para o ex-ministro, não é a reinstalação da democracia. É um contra-golpe.
sábado, 29 de setembro de 2018
quinta-feira, 27 de setembro de 2018
Curitiba chega ao topo do ranking nacional de cidades inteligentes e conectadas
Cidade avançou para a liderança após receber o maior evento de smart cities do mundo, que terá a segunda edição em março de 2019
Curitiba é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, ultrapassando São Paulo, segundo o ranking elaborado há quatro anos pela empresa Urban Systems. O prefeito Rafael Greca recebeu a distinção, conferida pela primeira vez à capital do Paraná, que neste ano hospedou o Smart City Expo Curitiba 2018. A primeira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo teve como tema “A inovação como motor de desenvolvimento econômico” e ajudou a elevar a cidade ao topo da lista.
“Eu vou a Barcelona em novembro e Barcelona vem até nós em março”, disse o prefeito, referindo-se ao congresso mundial de smart cities, promovido anualmente pela FIRA Barcelona, e ao Smart City Expo Curitiba 2019, que será realizado com a chancela do governo catalão. A segunda edição do congresso integrará as comemorações de aniversário da cidade. “Só comemoramos o passado olhando para o futuro. Estamos apostando na conexão das cinco universidades, do empresariado, da Cidade Industrial de Curitiba, do comércio, das cooperativas agrícolas, para fazer da nossa cidade um ambiente de avanço e inovação”, disse Greca, destacando que Curitiba volta a ser um grande laboratório de inovação com o Vale do Pinhão, os novos Faróis do Saber e Liceus de Ofício, os coworkings públicos e os eventos que trazem o tema para o dia a dia dos cidadãos.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, recebem a premiação no evento Connected Smart Cities em São Paulo (Foto: Flávio Pessoa)
Na primeira edição do ranking, em 2015, a cidade de São Paulo foi a primeira colocada. Curitiba apareceu em quarto lugar, atrás de Brasília e Rio de Janeiro. Nos anos seguintes 2016 e 2017, a capital paranaense subiu na classificação, para terceiro e segundo lugar. Finalmente, em 2018, alcançou a primeira posição entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.
Curitiba também recebe desta vez outras distinções: 1º lugar no Ranking por Faixa Populacional mais de 500 mil habitantes, 1º lugar no Ranking Região Sul e 1º lugar na Categoria Governança. A cidade mostra avanços em indicadores de governança, urbanismo, empreendedorismo, tecnologia e inovação, educação e economia.
Cidade resgata vocação inovadora
Chancelado pela FIRA Barcelona Internacional, o Smart City Expo Curitiba foi promovido no primeiro bimestre deste ano com a participação decisiva da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade. A organização foi do iCities, que nasceu em 2011 para contribuir no resgate da identidade da Curitiba inovadora de décadas passadas. A empresa é especializada em projetos e soluções smart e promove eventos que funcionam como plataformas de evangelização para a implementação de projetos e soluções.
Chancelado pela FIRA Barcelona Internacional, o Smart City Expo Curitiba foi promovido no primeiro bimestre deste ano com a participação decisiva da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, ecossistema de inovação da cidade. A organização foi do iCities, que nasceu em 2011 para contribuir no resgate da identidade da Curitiba inovadora de décadas passadas. A empresa é especializada em projetos e soluções smart e promove eventos que funcionam como plataformas de evangelização para a implementação de projetos e soluções.
Jardim Botânico – Curitiba – PR – (Foto Pixabay)
O primeiro evento internacional de Smart Cities no Brasil foi o Fórum Internacional iCities, promovido pelo iCities em 2012. “Após todos esses anos atuando a favor do desenvolvimento do tema, vemos que nosso ecossistema de inovação está cada dia mais sólido, com iniciativas como a do Vale do Pinhão, soluções smart sendo implementadas por startups, universidades, governo e sociedade. Somos curitibanos, acreditamos no DNA inovador das pessoas de Curitiba e estamos muito orgulhosos por Curitiba ter recebido este reconhecimento”, afirma André Telles, sócio fundador e diretor de marketing do iCities.
Desde 2016, o projeto iCities Kids recebe alunos de seis a 11 anos de escolas públicas em uma mini cidade inteligente. As crianças participam de oficinas de educação no trânsito, gestão de resíduos, energias renováveis e tecnologia e robótica, que inclui ensinamentos sobre Internet das Coisas. A atividade apresenta valores como cidadania, reciclagem, consumo consciente, mobilidade inteligente e responsabilidade social. A ideia é contribuir para a formação de cidadãos transformadores de sua cidade.
Para Roberto Marcelino, sócio fundador e diretor de novos negócios do iCities, a economia criativa é a mola propulsora das nações conectadas com o desenvolvimento moderno e sustentável. “Podemos influenciar gestores públicos a liderar as mudanças necessárias para o bem dos cidadãos, em ambientes em que a qualidade de vida é prioridade, fazendo valer os esforços conjuntos entre os setores privados, acadêmicos e governamentais. Queremos atrair talentos e recursos financeiros essenciais que valorizem a vocação de cada uma das cidades brasileiras.”
Escrito por Neo Mondo
Cotidiano Digital: Brian Acton e o WhatsApp
|
Supremo manteve o cancelamento de títulos de eleitores
O Supremo manteve, ontem, por 7 votos a 2, o cancelamento de título de eleitores que não fizeram o cadastramento biométrico, que foi obrigatório em algumas áreas do país. Segundo o TSE, 3,4 milhões de eleitores perderam seus títulos — mais da metade nas regiões Norte e Nordeste. “A legislação é perfeitamente compatível com a Constituição”, afirmou o relator do processo, Luís Roberto Barroso. “Não há indício de que o procedimento tenha sido direcionado.” Entre outros motivos, sugeriu o presidente da Corte, Dias Toffoli, a obrigatoriedade de biometria no registro impede que pessoas tenham mais de um título de eleitor, uma das razões de haver aumento do número de documentos cancelados. (Estadão)
Haddad é o alvo principal em debate
|
sábado, 22 de setembro de 2018
Final do municipal entre Coritiba e Manchete será dirigida por Pepe Marinho.
![]() |
Pepe Marinho |
A Liga Maracanauense de Futebol divulgou os árbitros para dirigirem a final entre os clubes Coritiba e Manchete, a ser realizada dia 23 deste, as 15:30 horas, no Campo do Forum. Os árbitros serão: Principal - Ângelo Giussepe Marinho (Pepe), auxiliares Luiz Fernando, Jocelio Jerônimo e Evanildo Ferrer.
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Academia de Letras homenageada pelo Câmara de Vereadores de Maracanaú
A Câmara de Vereadores de Maracanaú destinou a 85ª sessão ordinária para homenagens a Academia Maracanauense de Letras pelo 3º aniversário de fundação.
A Sessão contou com homenagens aos ex-presidentes e fundadores José Geovani Gomes e Allan Kardec Marinho e ao atual presidente Francisco Siqueira Lima.
Participaram ainda os diretores das escolas envolvidas no Projeto Academia do Futuro, representados pelo Professor Emanuel Andrade, Diretor da Escola Rachel de Queiroz e a estudante Amanda Lima.
A homenagem foi fruto do Requerimento Legislativo nº 455/18, de autoria do Vereador Presidente da Casa Legislativa Carlos Alberto de Matos Mota.
Participaram os Vereadores Raphael Pessoa, Capitão Martins, que realizou um belo discurso sobre a importância do leitura; Cezinha, Antenor Mariano, Helenita Nunes e Edízio Moreira.
![]() |
Pastor Flávio Neres, Prof. Geovani Gomes, Prefeito Firmo Camurça, Jornalista Allan Kardec Marinho, Poetas França e Siqueira Lima |
Cordel torna-se patrimônio cultural do Brasil
A literatura de cordel tornou-se patrimônio cultural do Brasil. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aprovou o tombamento, ontem. Gênero literário popular sobretudo no Nordeste e Norte, ele costuma vir impresso em folhetos simples, com ilustrações bem características. Os versos e rimas também podem ser cantados. (Folha)
No ano passado, o Nexo pôs no ar um especial sobre os versos e traços do cordel e contou como essa literatura, com mais de um século de história, tem hoje seu fôlego renovado pela internet.
Estive em Recife e comprei vários cordéis na feira do Marco Zero e conheci essa figura maravilhosa vendendo a arte regional.
Menos da metade dos municípios do país tem Plano Municipal de saneamento básico.
Mais de 30% dos municípios brasileiros registraram uma epidemia ou endemia relacionadas ao saneamento básico em 2017. O levantamento é do IBGE. São doenças como diarreia, verminoses e dengue — a última foi a mais citada. A dengue, assim como a zika e a chikungunya, são transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. E estão, portanto, fortemente associadas aos serviços de saneamento. (Globo)
Isto posto... A pesquisa também mostra que menos da metade dos municípios do país tem instrumentos de gestão de saneamento básico. A proporção de municípios com planos varia de 15%, no Nordeste, a 72%, no Sul. (Globo)
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Sobre amor a Maracanaú
Emancipadores do município |
Nosso município cresceu e tem um dos melhores níveis de vida do estado sem precisar do governo do estado. Você conhece o nível de administração dos municípios do Nordeste? Maracanaú é um exemplo de desenvolvimento amigos
Vivo na cidade. Moro aqui com toda a família. Meus filhos estudam aqui e vou deixar e pegar diariamente na escola. Compro pão e faço mercantil aqui. Viajo muito e conheço o Ceará e outros estados e Maracanaú é um exemplo de organização urbana, comércio, indústrias e equipamentos sociais. Não existe cidade ideal no Brasil e todas sofrem com problemas que são herdados das gestões políticas.
Não digo que não tem erros e carências , só que comparada com as gestões que predominam no Brasil, estamos entre as cidades boas para morar e se desenvolver( existindo avaliações internacionais até )
Toda cidade que cresce sem planejamento urbano tem esses bairros. Vão construindo e depois precisam de saneamento . Muitas vezes invadem áreas alagadas e sem condições de moradia.
Conheço minha cidade. Sou emancipador e historiador e vivo toda a minha vida aqui. Fui presidente de Associação de bairro e da Federação das associações. Vamos debater as ideias, afinal todos queremos o melhor para o povo e a cidade. Ou não ?
Morre o acadêmico Helio Jaguaribe
O mês de setembro vem levando diversas figuras públicas da área cultural, e um dos últimos foi o acadêmico, jurista, sociólogo e escritor Helio Jaguaribe, ocupante da cadeira n° 11 da Academia Brasileira de Letras, morreu aos 95 anos.
Foi ex-ministro de Ciência e Tecnologia e nono ocupante da cadeira, foi eleito em 3 de março de 2005, sucedendo Celso Furtado.
quinta-feira, 6 de setembro de 2018
Ibope: Bolsonaro cresce, Marina mantém 2º Lugar.
A segunda pesquisa Ibope encomendada por TV Globo e Estadão, divulgada ontem à noite, é a primeira realizada apenas com um cenário — o real, no qual Fernando Haddad é o candidato do PT. Nela, todos os candidatos no batalhão dos com chance crescem um quê, com duas notáveis exceções. Marina Silva e Alvaro Dias estagnaram. Nenhum dos outros, porém, cresceu tanto quanto o pedetista Ciro Gomes, que avançou três pontos e empatou com Marina na segunda colocação. Houve também outro crescimento que indica um ponto de atenção para Geraldo Alckmin: João Amoêdo, do Novo, foi de 1% a 3, empatando com Alvaro Dias. Não é só do tucano que Amoêdo tem o potencial de tirar votos — também os tira de Bolsonaro. Mas, líder, Bolsonaro está confortável. É Alckmin quem precisa galgar ainda vários degraus para chegar ao segundo turno, e o candidato do Novo tem o potencial de conter este crescimento. Os questionários do Ibope circularam entre sábado e terça-feira, por isso refletem muito pouco o impacto dos programas de TV.
Os números: Jair Bolsonaro está à frente com 22%, seguido de Marina e Ciro com 12%. Alckmin tem 9%, Haddad 6%, Alvaro e Amoêdo 3%. Em relação à pesquisa da semana passada, Ciro subiu 3%, Bolsonaro, Alckmin e Haddad subiram 2% e, Amoêdo, 1%. Em um segundo turno, Ciro, Marina e Alckmin venceriam Bolsonaro com bastante tranquilidade. O candidato militar teria chances apenas contra o PT, 37% contra 36% de Fernando Haddad, num empate técnico.
Bernardo Mello Franco: “A nova pesquisa trouxe duas notícias para Bolsonaro. A primeira é boa: ele se consolidou como o grande beneficiário da prisão de Lula. O capitão marcha sozinho na liderança. A outra é desanimadora: sua rejeição disparou. Há duas semanas, 37% dos entrevistados rechaçavam o capitão. Agora o índice chegou aos 44%.” (Globo)
Vera Magalhães: “Dos dez pontos que migram do bloco de brancos, nulos e indecisos e dois que saíram dos nanicos, é possível dizer que Bolsonaro abocanhou dois pontos, enquanto candidatos do pelotão intermediário cresceram dez, numa demonstração de que há espaço para um voto moderado.” (Estadão)
Gerson Camarotti: “Os votos de Lula não são transferidos automaticamente a Haddad. Ciro aparece com crescimento de 3% e com subida significativa no Norte e no Nordeste – regiões que, tradicionalmente, dão votos ao ex-presidente – e também no Centro-Oeste. Essa pulverização de votos de Lula já gerou um alerta em setores do PT que temem um prolongamento da estratégia da legenda de esticar ao máximo a candidatura do ex-presidente com recurso ao STF.”
Ainda não é assinante do Meio? Faça sua inscrição no nosso site.
Não custa nada: www.canalmeio.com.br
Não custa nada: www.canalmeio.com.br
terça-feira, 4 de setembro de 2018
Lula segura as rédeas e não libera Haddad para corrida
Fernando Haddad não é candidato, ainda. A decisão de segurar a virada da chapa petista é do ex-presidente Lula, que deseja insistir nos recursos. Segundo Cristiana Lôbo, a aposta do PT é de que, ao questionar a decisão do TSE no Supremo, o sorteio leve o processo ao ministro Ricardo Lewandowski. Ele é o único que poderia tomar uma decisão monocrática de suspender a decisão do TSE. As chances não são pequenas. Por terem participado do julgamento na corte eleitoral, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin não participam do sorteio. Assim como não participa a presidente do STF, Cármen Lúcia.
A pressão no STF contra Lewandowski, para que não faça algo assim sozinho, é imensa. Ele poderia autorizar a candidatura do ex-presidente por liminar e levar ao plenário, para voto definitivo.
Uma liminar é perigosa para o PT. Afinal, o dia 11, terça-feira, é o prazo limite para substituição de candidatura. Se o partido decide insistir no jogo, depois disso, periga ficar sem qualquer candidato. Segundo Catia Seabra, Lula já cogita liberar Haddad para que concorra, a partir de terça, mesmo que tenha uma liminar favorável. (Folha)
Enquanto isso... Piora a cada dia o clima entre Gleisi Hoffmann e Haddad. Segundo Lauro Jardim, a presidente do PT não gosta do ex-prefeito como candidato. (Globo)
Assinar:
Postagens (Atom)