Deputado Federal Roberto Pessoa |
Deputado Estadual Julio César Filho |
Já na segunda eleição, em 1988, foram dez candidatos, mas a disputa nem aconteceu, já que Julio César Costa Lima, vereador e Presidente da Câmara Municipal e com apoio do Governador Tasso Jereissati, obteve mais votos que os outros nove candidatos.
E começou o domínio do grupo, se revesando com Antonio Correia Viana Filho e Dionísio Brochado Lapa Filho, ate a acachapante derrota em 2005 para o Deputado Federal Roberto Pessoa.
A história mostra que foi um marco para o desenvolvimento do município, que saiu de Cidade dormitório para uma das melhores cidades para investir e gerar renda.
Cresceu o comércio, desenvolveu a industria e apareceram os serviços, Maracanaú cresceu economicamente, socialmente e em população.
Hoje figura nos diversos rankings econômicos e sociais nacionais e mantem um padrão de crescimento constante. A prova maior é que o grupo ado Vereador Júlio César não ameaçou eleitoralmente em nenhum eleição seguinte.
Agora completa 16 anos de mandato e estamos com nova eleição e será julgado esse período de crescimento frente as novas demandas geradas pela sociedade tecnológica, e onde as Redes Sociais criam diariamente demandas fictícias, e muitas vezes superficiais.
Outrora a demanda era rede de água, posto de saúde, escola e vagas nas mesmas, calçamento, era algo concreto. Hoje com o atendimento dessas demandas a procura se concentrou nos serviços prestados pela rede pública. Assim emprego, atendimento na saúde e segurança passa a aterrorizar os governos municipais, estaduais e federal.Teremos eleições agora em outubro e Maracanaú deverá ter somente quatro candidatos para a escolha da população.
O ex-prefeito Roberto Pessoa, Deputado Federal, devera deixar Brasilia e voltar a disputar o cargo pela situação, acabando assim com as especulações e a fila de prováveis candidatos.
Pela oposição deverá concorrer novamente o Deputado Estadual Júlio César Filho, representando o grupo liderado pela pai, Vereador Júlio César Costa Lima, com apoio do Governo do Estado.
Pela oposição à esquerda, se é que ainda existe, temos os nomes, até agora, inexpressíveis, do Advogado Mardonio Almeida (PSOL) , que já teve um Professor Ciro como candidato, e o Eudásio do Pajú (REDE).
Os partidos mais tradicionais sempre estiveram à sombra do governo em Maracanaú e não se preocupam em preparar candidatos para o Majoritário, esse fato justifica o número pequeno de disputantes, enquanto Caucaia possui dez pré-candidatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário