terça-feira, 20 de setembro de 2011

Melhoria da educação em prol da juventude é defendida na AL

O seminário "A juventude no contexto da vida contemporânea" teve prosseguimento na tarde desta segunda-feira (19/09), no Complexo de Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa do Ceará. Durante o debate, que integra a 7ª edição do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará, os palestrantes defenderam a educação como prioridade para melhorar a situação do jovem no País.

O presidente da Comissão de Juventude da Casa, deputado Júlio César Filho (PTN), abriu o debate ressaltando o trabalho e o empenho do Poder Legislativo em prol dos jovens. Uma das prioridades, segundo Júlio César, é o combate às drogas.

"A educação é uma das grandes bandeiras para a gente fazer qualquer coisa pelo Brasil. Falar em juventude é falar da importância do desenvolvimento do País", frisou a pedagoga Ana Duque, coordenadora executiva da ONG Spectaculu e professora estadual e municipal em Niterói. Ela chamou atenção para o abandono da escola e destacou que a juventude começou a ter a atenção de políticas públicas somente a partir dos últimos governos.

"Ingressar no mundo adulto significa, na maioria das vezes, principalmente para o jovem com o poder aquisitivo mais baixo, deixar a escola e ir trabalhar. Muitos deles acabam por se perder, se envolvendo com a questão do tráfico. Isso acontece porque ele está num 'deslugar', e porque não existia uma política voltada especificamente para ele", esclareceu.

O psicanalista cearense Marco Antônio Cândido informou sobre o trabalho do Projeto Axé, na Bahia, do qual é coordenador de Articulação. "A gente trabalha com uma fatia da população que a política pública não cobre. São crianças e adolescentes que não possuem benefícios como o Bolsa Família, porque estão em situação de abandono ou saíram de suas casas para viverem nas ruas.

A presidente da Cooperativa Pirambu Digital, Jocilda Ribeiro, também apresentou a atuação da cooperativa, que surgiu em 2006. "A gente acredita que a cooperativa deu certo porque foi dado o conhecimento a um jovem. Esse jovem estudou, e depois do estudo foi dada uma oportunidade de mudar o seu entorno. Tivemos confiança, compromisso, cooperação", disse.

O presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, também observou uma mudança no enfoque da juventude no Brasil. "A juventude era encarada como causadora de problemas e as políticas públicas como solução para os problemas", colocou. Ele destacou duas conquistas dos jovens nos últimos anos: a Secretaria Especial da Juventude e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Juventude; e apontou para a luta para a aprovação, no Congresso Nacional, do Estatuto da Juventude e do Sistema Nacional da Juventude.

Nenhum comentário: