sábado, 17 de junho de 2017

Fortaleza e Região Metropolitana registram mais de mil assassinatos nos cinco primeiros meses de 2017

 Em Maracanaú, considerada a cidade mais violenta do Ceará, há um índice de 89 homicídios para cada 100 mil habitantes


Somente nos cinco primeiros meses de 2017 foram contabilizados 1.123 assassinatos em Fortaleza e na Região Metropolitana, o que corresponde a 60% dos assassinatos no estado, de acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Na cidade de Maracanaú, considerada a cidade mais violenta do Ceará em pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foram contabilizados 172 assassinatos em 2015, um índice de 89 homicídios a cada 100 mil habitantes.
No Bairro Conjunto Timbó, em Maracanaú, os moradores reclamam que a violência aumentou por conta da reforma da principal delegacia do bairro, que teve início há seis anos. Desde então, o prédio está abandonado e, segundo a população, serve como esconderijo para bandidos.
Na Delegacia Metropolitana de Maracanaú, por sua vez, o atendimento continua regularmente, mas as pessoas precisam esperar para serem atendidas do lado de fora, já que o interior do prédio também serve como depósito de motos apreendidas.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol), afirma que das sete delegacias que existem naquele município, cinco não possuem viaturas descaracterizadas para fazer investigações, que acabam não sendo feitas.
"Duas delegacias contam com um único policial, um único inspetor, para fazer o trabalho de investigação, não é feito. Em dois dias da semana, os policiais daqui têm que apresentar os presos na audiência de custódia, também são mais dois dias sem atividade de investigação", coloca.

Reforço policial

Por meio de nota, a SSPDS informou que nos últimos dois anos, 650 homens entraram para a Polícia Civil e que uma nova turma aprovada em concurso será convocada. Em relação à Polícia Militar, há um concurso em andamento e a Secretaria diz que 4.500 profissionais vão ser formados para atuar em todo o estado.
A Pasta informou também que o funcionamento da Delegacia Metropolitana de Maracanaú está sendo feito de forma provisória porque o prédio é alugado e a sede oficial está em reforma. Sobre as motocicletas, a SSPDS disse que elas fazem parte de inquéritos e que vão ser retiradas do local nos próximos dias. Já sobre a delegacia do bairro Timbó, a informação é que a empresa responsável não estava cumprindo os prazos e uma nova licitação será feita.

Nenhum comentário: