quarta-feira, 26 de julho de 2017

Doria quer lançar PPP para sistema de vigilância pública em São Paulo

Brasília (DF) – A Prefeitura de São Paulo, comandada por João Doria (PSDB), pretende lançar uma Parceria Público-Privada (PPP) para o sistema de vigilância pública da capital paulista, o City Câmeras. Além do monitoramento já realizado em locais públicos, os equipamentos também seriam oferecidos à população, mediante uma assinatura do serviço. Os recursos ajudariam a custear a ampliação da malha de câmeras espalhada pela cidade.
As informações são de reportagem publicada nesta quarta-feira (26) pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Em visita oficial a Hangzhou, no sul da China, o tucano visitou duas das maiores fabricantes de equipamentos de segurança do mundo, a Dahua e a Hikvision, que deverão doar drones e câmeras para a plataforma. Em Hangzhou, o sistema opera com softwares que conseguem identificar gestos suspeitos, como ver uma pessoa sacar uma arma, e emitir um alerta para centrais de monitoramento, que ainda estão aptas a fazer reconhecimento facial de outras pessoas.
“O que vamos estudar é um formato de assinaturas. O interessado em ter câmeras na porta do comércio, por exemplo, faria a assinatura do serviço. Quanto mais massificar, menor seria o custo da assinatura”, explicou Doria.
O programa City Câmeras, anunciado em março, já tem cerca de 1,4 mil câmeras. Atualmente, o projeto funciona como uma plataforma em que o setor privado pode compartilhar as imagens de segurança de seus circuitos fechados com o poder público, o que pode auxiliar no monitoramento de vias e até mesmo na resolução de crimes pelas polícias Civil e Militar. As imagens ficam armazenadas por uma semana, e poderão ser usadas no sistema Detecta, do governo do estado.
Além das câmeras particulares, a prefeitura pretendia instalar outras 10 mil câmeras próprias. Com a PPP, o número de equipamentos em funcionamento seria, de acordo com o prefeito, “bem maior”.
Com o serviço de assinaturas, ao invés do interessado pagar pela instalação e manutenção das câmeras a uma empresa terceirizada, ele assinaria o serviço, que será prestado pela empresa vencedora da PPP com o compromisso de ampliar a rede de câmeras públicas, colocadas em locais definidos como de maior interesse para os órgãos de segurança pública.

Nenhum comentário: