sábado, 30 de junho de 2018

CNI/Ibope põe Bolsonaro líder com Marina perto







A nova pesquisa CNI/Ibope saiu. Bolsonaro lidera, tem 17% dos votos, com Marina Silva em segundo, 13%. Os dois empatam no limite da margem de erro, calculada em 2 pontos percentuais — o que é improvável. O pedetista Ciro Gomes tem 8%, o tucano Geraldo Alckmin 6% e Álvaro Dias, do Podemos, 3%. Votos brancos e nulos somam 33% e outros 8% não responderam. Jair Bolsonaro também lidera na rejeição: 32% dos eleitores afirmam que não votariam nele de jeito algum. Ele empata com Fernando Collor de Mello. Lula está quase lá: 31% de rejeição, seguido de Alckmin, com 22%.
De presto, a pesquisa aponta dois dramas. O primeiro é o buraco que o PT cava para si, ao insistir no fingimento de que Lula está na disputa. Para o cientista político André Singer, estratégia arriscada. O segundo é o do PSDB, lembra Catarina Alencastro, no Globo. A esta altura do jogo, Aécio Neves tinha 21% na mesma pesquisa, em 2014. Em 2006, o próprio Alckmin contava com 19 pontos.
O Ibope também mediu o cenário — improvável — em que Lula aparece na corrida. O ex-presidente teria 33% das intenções de voto, Bolsonaro 15% e, Marina, 7%. Ciro e Alckmin apareceriam empatados com 4%.
Enquanto isso... O governo Temer só piora em percepção. Reprovado por 72% em março, alcançou 79% agora.
Fonte: Canal Meio

Nenhum comentário: