segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Da Politica, do Esporte e dos recursos





Na semana passada a Câmara de Vereadores de Maracanaú recebeu uma comissão de atletas de lutas orientais que foi reivindicar um maior apoio por parte dos poderes públicos.
Os vereadores, diante de uma seleta plateia realizaram pronunciamentos com ideias e criticas para atender e resolver o problema.
O vereador Ivonaldo Lima ( suplente no exercício do mandato com a licença do vereador Adauto Parente ) apresentou um Projeto de Resolução garantindo a Bolsa Atleta para atletas participarem de competições fora do município e, segundo o vereador, vai evitar que a ajuda seja fornecida com interesse eleitoral, atendendo somente a atletas que possam gerar votos nas eleições.
Já o vereadores Tales da Zueira, em aparte, criticou o Secretario Municipal de Esportes, Márcio Caitano (DEM) ,chegando a adjetivar de incompetente e omissa a atuação do dirigente.
Como observação se faz necessário mostrar que todos os envolvidos habitam o mesmo partido politico, o Democratas.
Saindo em defesa da Gestão o vereador Rafael Lacerda apresentou os avanços no setor esportivo municipal, citando a iluminação de campos, a construção de quadras cobertas, o apoio aos campeonatos municipais de futebol, em diversas categorias, ao Futebol de Salão, ao Handebol e as escolinhas municipais.
Segundo algumas lideranças presentes a Sessão o problema é a disputa eleitoral no partido, já que os três envolvidos no debate são candidatos à vereador, pelo mesmo partido, nas próximas eleições municipais. 
Dentre as reclamações com o Secretario Municipal de Esportes existe a de que só são atendidos possíveis cabos eleitorais, o rebaixamento do clube Maracanã e a falta de apoio a competições realizadas por esportistas ligados aos demais vereadores.

Do Esporte

Vejo o trabalho realizado no esporte como bom e dentro do possível, diante da crise nacional e com os recursos possíveis. Critico a não criação de um bureau para intermediar as solicitações de apoio financeiro com a iniciativa privada.
O estado não pode ser o único financiador das competições esportivas. Como espaço rico para a publicidade, tanto a Secretaria Municipal como as academias, clubes, desportistas e atletas precisam aprender a fazer um projeto e buscar a participar das empresas.
Maracanaú é um município rico em Industrias, comércios e serviços e  precisam divulgar a empresas e os serviços e nada melhor que a camisa de um clube, banners nos ginásios e a ligação com o esporte local. 

Dos Atletas e Desportistas 

Vamos deixar de culpar o município pela incapacidade de enxergar novos campos para o esporte. Organize seu clube, cri espaço nas redes sociais, faça um bom projeto e procure a iniciativa privada e fique independente da mendicância publica. Apresente suas medalhas e seus prêmios e prove que é um bom retorno para o anunciante. O município deve apoiar eventos e competições que abrangem uma grande parcela da comunidade.

Nenhum comentário: