domingo, 1 de março de 2020

Maracanaú entrega a Medalha Almir Dutra


Allan Kardec Marinho, Júlio César, Jorge Antônio,Jand Tavares, Raimundo Travassos ( em pé)
Aldenor Domingues, Torcápio Vieira, Josué Pereira, Paulo Alexandre e Liberato Dutra ( sentados)




A Câmara de Vereadores de Maracanaú realizará a já tradicional Sessão Solene para a entrega da Medalha Almir Dutra, maior comenda do Poder Legislativo Municipal e que é entregue aos cidadãos que trabalharam pela emancipação politica-administrativo do município.
Em 2020 receberão a comenda o ex-vereador e emancipador Raimundo Nonato Rodrigues de Oliveira (Nonato Baixim), a Senhora Maria Eucy Rodrigues de Melo, e as famílias dos senhores Eldon  de Paula Guimarães e Geovani Gomes.
A Sessão Solene será realizada no dia 06 de março, dia da emancipação do município e aniversário oficial de Maracanaú, as 9 horas, na sede da Câmara Municipal.

A Emancipação

Iniciado nos idos de 50, a luta pela emancipação teve seu ápice na década de 80.  em 29 de agosto de 1982 foi realizado um plebiscito que não alcançou exito. Continuando a luta em 6 de março de 1983 foi realizado o segundo plebiscito, alcançando a vitoria e em 4 de julho de 1983 a lei de criação do município foi assinada.
Esta luta foi iniciada pelo Movimento de Integração e Desenvolvimento de Maracanaú - MIDEMA e com o tempo recebeu a adesão de mais dois grupos, o FAPEMA e o CODIM, já na reta final.
O município possuía 12.159 eleitores e votaram 6.291, garantindo o número necessário para a vitória da luta de independência do Distrito.
Foram lideranças exponenciais do processo o Comerciante Paulo Alexandre, o líder politico Almir Dutra, o empresário Luiz Girão e os jovens que participavam do MIDEMA e depois fizeram parte da vida pública do município como Julio César Costa Lima, Maria Eucy Bras de Melo, Jorge Antonio, Torcapio Vieira.
As lideranças tradicionais participaram com Manuel Varela, Fransquim Cego, Nonato Baixim, Ednaldo Meneses e vários outros remanescentes da politica do Distrito.



Nenhum comentário: