quinta-feira, 2 de junho de 2011

Desfile Verde e Encontro de Dirigentes são destaques do Junho Ambiental de Maracanaú




O desfile “Moda Verde” e o “Encontro dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do Estado do Ceará” serão os principais destaques da programação do Junho Ambiental 2011. O evento será realizado de 3 a 30 de junho. No primeiro dia, será montado um estande ambiental, com exposição fotográfica, cadastramento e distribuição de mudas, das 11 às 21 horas, no North Shopping Maracanaú, no bairro Jereissati. O fechamento do Junho Ambiental será no dia 30, a partir das 18 horas, no auditório do IFCE (antigo Cefet) Campus Maracanaú, onde será realizado o “Encontro dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente do Estado do Ceará”. Durante o evento, os gestores discutirão a criação da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - Anamma/Ce. A programação completa está no Portal da Prefeitura de Maracanaú – www.maracanau.ce.gov.br.


Já o Desfile “Moda Verde” levará a confecção ambientalmente correta ao Centro Cultural Dorian Sampaio, localizado na Rua Edson Queiroz, S\N, no bairro Antônio Justa. O evento, que ocorre no dia 10, a partir das 8 horas, apresentará peças confeccionadas com materiais reciclados na passarela montada no Centro Cultural. As modelos serão moradoras de Maracanaú, mostrando que moda e meio ambiente podem estar em consonância e ainda integrarem o dia a dia da população. Paralelamente ao Desfile, será realizada uma exposição agrícola e uma feira de artesanato indígena dos Pitaguary.


Especialistas na área do Meio Ambiente confirmaram presença no Junho Ambiental. No dia 9, das 14 às 17 horas, no IFCE Campus Maracanaú, o diretor da Intertox Unidade InterSustainability, Marcus da Matta, ministrará palestra sobre o Gerenciamento de Resíduos Urbanos e Impactos Ambientais. No dia 21 de junho, das 14 às 17 horas, a Profª. Drª. Eliza Zanela da Universidade Federal do Ceará - UFC e o secretário de Meio Ambiente de Maracanaú, Marcos Vieira, coordenarão uma mesa redonda sobre o “Sistema Clima Urbano e o Plano Participativo de Arborização de Maracanaú”.


O Junho Ambiental terá também várias outras palestras e mesas redondas, além de mini-cursos, oficinas, passeio ciclístico, blitze ecológicas, realização de cursos de teatro e estande ambiental. "Olho no microscópio e outro no telescópio", é essa a visão do secretário de Meio Ambiente de Maracanaú, Marcos Vieira. Para ele, não basta apenas saber quais ações estão sendo feitas em nossa Cidade, mas sim as atividades promovidas em todo o mundo.


Contextualização - Desde a criação da Secretaria do Meio Ambiente, em 2005, o tema evoluiu de ações isoladas para grandes transformações em Maracanaú. A construção de uma cultura ecológica ganhou uma dimensão de política pública rumo a um desenvolvimento sintonizado com a preservação dos recursos naturais. Dentre as conquistas no setor, efetivadas pela atual gestão, citamos, além da criação da Secretaria do Meio Ambiente: implantação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Comdema e do Fundo Municipal do Meio Ambiente – Fundema; realização de Conferências Municipais; implementação da Agenda 21 Municipal; do Protocolo de Maracanaú; do Programa “Lixo Zero, Saúde Mil”; e a promoção de atividades voltadas para a educação ambiental.

Nenhum comentário: