terça-feira, 28 de novembro de 2017

Notas de Terça




Mães presas


   Uma pesquisa realizada pela Fiocruz foi divulgada com dados inéditos sobre o perfil da população feminina e com filhos recém-nascidos nas cadeias brasileira. Pela pesquisa 81% das mulheres foram presas quando já estavam grávidas, sendo 68% por tráfico de drogas, 32% não foram testadas para sífilis e 4,6% das crianças nasceram com sífilis congênita.

      O estudo visitou todas as prisões femininas de todas as Regiões Metropolitanas  e capitais do Brasil que recebem gravidas e mães.


     
Transporte Urbano

Como nos diversos setores de serviços do Brasil especialistas afirmam que é possível ter transporte melhor e mais barato se houver investimento em planejamento, infraestrutura e financiamento nos custos do serviço. 
     Segundo o estudo o desenvolvimento e a melhoria do serviço de transporte público urbano caminha a passos lentos, por fatores como o destino de investimentos prioritariamente para o uso do automóvel.
      "Todos os projetos de infraestrutura realizadas nas últimas décadas tinham foco no transito de automóveis e não no investimento em transporte coletivo", afirma o engenheiro civil Gabriel Feriancic, mestre em Engenharia de Sistemas logísticos  e doutor em Engenharia de Transportes.
      O Prefeito de São José dos Campos (SP), Felício Ramuth, formado em Administração e pós-graduado em Gestão Pública, afirma que "É preciso democratizar os espaços das cidades,ampliando a mobilidade e descentralizando investimentos em infraestrutura"
       Já o setor de Transportes reclama e enfrenta os desafios de sobreviver ao endividamento e à falta de investimentos do poder público para a execução dos projetos de mobilidade urbana pelo país.

Nenhum comentário: