segunda-feira, 5 de março de 2018

Um domingo em Maracanaú 1980/84

Casa onde passei minha infância
Era domingo. A mamãe acordava a gente cedo, vestíamos a roupa de domingo e íamos para a missa. Passamos por Padre Vale, Frei Celso, Frei Hermano e alguns que não demoraram e não guardamos na memória.
Após a missa , a correria para trocar de roupa e jogar bola no campinho do Seu Manelito, área onde hoje é a Praça da Estação.
Campeonato organizado, com preliminar e jogo principal e muita torcida. 
Após os jogos era almoço em casa, sono na casa da Vô e depois ir para o Estadio Jereissati para ver o Maracanaú jogar: Flávio Belisário, Bibi, Paulão, Pirelli, Hugo, Torcapio, Almir Dutra, Winston, Liberato, Wellington,  e meus tios Kalu e Nonato.
Parece que venderam nossa historia para a especulação imobiliária e o dinheiro ainda não sabemos pra onde vai, mas essa é outra história.
Após o jogo era dá uma volta, sem a mamãe saber, no final da linha do trem. O Portão da Colonia era nossa fronteira. Andando nos trilhos e atirando pedra na lagoa e nos calangos de beira do mato.
Em alguns domingos íamos tomar banho no rio. Era uma festa. Ia toda a família, a mamãe acordava cedo e preparava a galinha com farofa, arroz branco e colocava nas latas de alumínio, colocando numa bolsa e saiamos todos para o banho. Uma fila de maracanauenses descendo para o rio. Era uma confraternização de famílias conhecidas e amigos.
Outros domingos eram os pic-nics do Clube de Mães do Gustavo Barroso. A mamãe era presidente e sempre íamos nas primeiras cadeiras do ônibus da Empresa Santo Antônio.
O motorista era escolhido e sempre um amigo de todos, pra facilitar com algum que bebesse a mais.
Os jovens tinham a chance de namorar mais a vontade nas praias, mas os pais vigiavam colado as filhas.
era outra civilidade e não tínhamos medo de nos relacionar, fazer amizade e sair por ai com um violão, amigos e sentar no coreto da Praça pra cantar e jogar conversa fora.
Amizade? era no encontro marcado e nada de "ei, chegar em casa, vai pro WhatsApp"

Nenhum comentário: