terça-feira, 30 de outubro de 2018

PSDB vence em São Paulo





Em São Paulo, a disputa foi acirrada — assim como as pesquisas mostraram que seria. A diferença foi de pouco mais que 700 mil votos, mas foi o suficiente para João Doria, do PSDB, se eleger governador. O ex-prefeito paulistano derrotou o o atual governador Márcio França, do PSB, com 51,75% dos votos ante 48,25%. O candidato tucano venceu na maior parte das cidades do interior do estado e França, na capital paulista. A vitória do tucano é a sétima do PSDB, que está no comando do estado há 24 anos.
Sua dificuldade, segundo a Folha, será construir maioria na Assembleia Legislativa: os partidos que integraram sua coligação conseguiram eleger 27 deputados estaduais — o Legislativo paulista tem 94 cadeiras.
Igor Gielow: “Na avaliação do comando bolsonarista, Doria será um aliado de largada do novo governo federal, mas tenderá a se afastar após dois anos para estabelecer-se como uma alternativa ao Planalto. Dispensável dizer que Doria precisará ultrapassar as desconfianças da grande fatia do eleitorado paulista que apoiou França e fazer um governo popular para se cacifar. Bolsonaro também precisa estar em posição de ser questionado, o que é insondável. Mas há dois fatores importantes, além do perfil competitivo e ambicioso de Doria, que diferenciam sua situação atual daquela registrada no ano passado. Primeiro, ele ocupará o cargo mais poderoso que um membro do PSDB terá a partir de janeiro de 2019. O outro ponto em favor de Doria é que o governo paulista é uma engrenagem com as contas bem mais em ordem do que era a prefeitura paulistana quando ele a assumiu.


Nenhum comentário: