quarta-feira, 6 de março de 2019

Histórias dos 36 anos de emancipação de Maracanaú






Allan Kardec Marinho,Júlio César,Jorge Costa,Jand Tavares e Rdo Travassos;
Aldenor Domingues, Torcapio Vieira, Josué Pereira, Paulo Alexandre e Liberato Dutra
.
Hoje minha terra completa 36 anos de emancipação. Em homenagem o céu resolveu derramar águas sobre o leito do município, fazendo-me lembrar do dia 06 de março de 1983.
Um dia de sol, o que trouxe alegria para todos os envolvidos no trabalho de fazer o povo sair de casa e ir as urnas, garantindo assim o coeficiente necessário para a efetivação da emancipação.
Tomei café com o Paulo Alexandre e o Comerciante Manuel Alexandre, pai do Paulo, e o café tinha gosto de que iriamos conseguir a vitória.
Os carros começaram a rodar, o povo vestiu a roupa nova de foi votar: 6.291 eleitores votaram pelo SIM; 290 votaram não; 62 optaram pelo branco e 97 anularam o voto. Era a EMANCIPAÇÃO de Maracanaú.
Começaram as carreatas, festas, gente abraçada e toda a certeza de que teríamos muito trabalho pela frente, como realmente aconteceu.
Gosto de dizer que era o mais novo do grupo, o único de um partido de oposição e universitário com ideias e projetos para um novo mundo ( que vimos que nunca existiu em modelo politico algum )
Em 04 de julho de 1983 foi sancionada a respectiva Lei criando o Município, e já começando o jogo politico o Governador Gonzaga Mota outorgou ao Vice-Governador Adauto Bezerra o privilegio de sancionar nossa lei, de nº 10.811.
Em 16 de dezembro de 1984 foram realizadas as primeiras eleições de Maracanaú, votando 18.825 eleitores e sendo eleito Almir Freitas Dutra, Prefeito, e José Raimundo Menezes de Andrade, vice-prefeito; A primeira Câmara constou de 13 (treze) Vereadores, sendo: José Bento da Silva, Gerson Gomes de Oliveira, Júlio César Costa Lima, Antonio Prata Neto, José Winston Nogueira Lima, Maria Dulcineide Rocha do Nascimento,Lucílio Pereira das Virgens (Baiano), Antonio Geraldo da Silva, Agacil de Almeida Camurça, Anastácio Soares Lima, Francisco Moreira Sales (Chico Cego), Maria Eucy Rodrigues de Melo e Manoel Silveira Vidal.
Eleito 1º Presidente da Câmara Municipal o Vereador José Bento da Silva, comerciante na CEASA e oriundo de Pajuçara.
Maracanaú já começou com problemas: duas posses. Em 05 de janeiro de 1985 tomaram posse os Vereadores e a chapa do executivo, que foi nula pela Juiza eleitoral Dra. Idelsoite Maria Santos e acatada pelo pleno do TRE e remarcada para o dia 31 de janeiro uma nova posse.
Texto de Allan Kardec Marinho.

Um comentário:

Unknown disse...

POR ONDE ANDA ESSES AMIGOS? Qual tal reunir esses meninos.kkkkk.