Construa sua marca nas redes sociais
Acostumadas com a linguagem, estrutura e forma de investir nas mídias tradicionais, micro e pequenas empresas sentem a necessidade de construir sua marca também nas mídias sociais. É importante lembrar que se trata de uma nova forma de fazer marketing, muito mais voltado para questões como a interatividade e o relacionamento. Tais fatores, quando bem trabalhados, conduzem as empresas a uma melhoria na forma de fazer negócios.
A maneira como isso será feito dependerá de seus objetivos. Partindo de um planejamento, você terá opções de investir em publicidade online, ações virais, campanhas nas mídias sociais, etc. Se quiser encontrar seu público nas redes sociais, promover a interação e divulgar promoções, por exemplo, torna-se fundamental que avalie quais redes devem realmente integrar seu plano de marketing.
Se você está pensando que tudo isso é um trabalho desnecessário, saiba que não basta ter um site para estar presente de forma positiva no meio virtual. A internet é dinâmica e é preciso estar onde seus clientes estão. Se você não estiver lá, certamente sua marca está, seja na forma de críticas ou elogios.
Pensado tudo isso, é importante uma análise profunda de sua própria marca. Quais são seus pontos fortes e fracos? Pense sobre seus concorrentes, veja como eles se posicionam no ambiente online. Ter os objetivos de sua presença online claramente definidos e alinhados com os objetivos da empresa é primeiro passo para construir sua marca nas mídias sociais.
A lista abaixo pode ajudá-lo a dar o primeiro passo e clarear um pouco esse caminho ainda pouco explorado.
Recursos financeiros
Qual é o orçamento para os esforços de mídia social?
Ecossistema
Análise Swot.
Objetivos
Pesquisa?
Marketing?
Vendas?
Colaboração & desenvolvimento?
Recursos humanos
Profissionais para trabalhar com planejamento (disseminadores)?
Profissionais para trabalhar com conteúdo (alimentadores)?
Profissionais para trabalhar com SEO & SMO (otimizadores)?
Profissionais para trabalhar com métricas (monitoramento)?
Quem já está envolvido com as atividades de mídia social na organização?
Audiência
Quais são as preferências de consumo de informação de nosso público?
Eles estão pulverizados em vários canais de mídia social ou concentrados em poucos?
Em que elementos de mídias sociais podemos encontrá-los?
Onde estão os influenciadores? Como abordá-los?
Que tipo de experiência nossos clientes estão buscando?
Que tipo de mídia devemos usar? Vídeos? Fotos? Texto? Rich media?
Qual é o perfil dos nossos consumidores? Eles gostam de criar, compartilhar ou são mais passivos?
Seu comportamento varia de acordo com cada rede social?
Estratégia
As mídias sociais se encaixam dentro de uma estratégia mais ampla?
Que tipo de conteúdo iremos disseminar?
Como esse conteúdo irá gerar interações sociais?
Como vamos lidar com os fluxos de informações?
Como os valores da empresa serão transmitidos?
Como responderemos as críticas?
Como vamos amplificar o entusiasmo dos clientes?
Vamos investir em moblie?
Táticas/Ferramentas
Em quais os elementos de mídia social teremos presença?
Qual é o valor interno desses elementos?
Qual é o valor externo?
Usaremos um blog como hub?
Como tornar mais fácil o compartilhamento de conteúdo?
Como determinar os níveis de interação?
Métricas
Que ferramentas vamos usar para gerir nossos esforços?
Quais métricas nos guiarão? Alertas? Bookmarks? Comentários? Downloads? Fãs? Seguidores? Feedback? Ratings? Impressão de página? Usuários registrados? Compartilhamento? O tempo gasto no site? Visualizações? Vendas?
Como identificar as métricas de sucesso?
As metas são ajustáveis?
O que ROI significa para sua empresa? Somente aumento nas vendas?
Quais serão os tipos e os formatos dos relatórios?
Os relatórios serão globais ou específicos?
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