sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MARACANAÚ DO FUTURO OU DA VIOLÊNCIA ?




No mesmo período nosso município foi agraciado com dois títulos internacionais que geram alegrias e preocupações. O de CIDADE DO FUTURO, que coloca Maracanaú como uma excelente cidade para investimento com ótimos índices de potencial econômico, amizade de negócios, capital humano e estilo de vida. Foram analisados ainda salários, preços de alugueis de imóveis comerciais, custo da eletricidade, da construção e dos impostos.
O título foi da FDi Magazine, órgão produzido pelo The Financial Times e com conceito econômico mundial.
No outro extremo passamos por um momento de extrema violência, sendo considerada a 6ª cidade mais violenta do Brasil, com mortes de jovens e tiroteios constantes nas ruas e praças:
"A taxa de homicídios do Ceará cresceu 122,8% no Ceará de 2005 a 2015, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (5), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O estudo listou Maracanaú (6º), Fortaleza (13º) e Caucaia (27º) entre as 30 cidades mais violentas do País.
O Atlas analisou dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e utilizou também informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP."
Devemos nos orgulhar de sermos um exemplo para o mundo capitalista e nossa terra estar arada para a implantação de indústrias, negócios e serviços. Isso gera emprego para nossos jovens e os impostos são utilizados para melhora dos serviços existentes, entretanto, estamos falhando em algum canto da cidade.
Nossos jovens não podem ser devorados pelas gangues e pelo tráfico nas ruas, enquanto crescem torres empresariais e novos negócios são implantados nos bairros periféricos.
São necessárias atividades e ações imediatas que equilibre os dois municípios existentes num mesmo corpo, afinal, o futuro só existirá se tivermos uma geração sadia, inteligente e formada para conduzir esse manancial de oportunidades.

Nenhum comentário: