sábado, 21 de outubro de 2017

Sete dicas para ajudar você a editar o seu Romance

 Por Derek Murphy

Este texto foi publicado originalmente no site da Amazon.

Antes de colocar seu romance no mundo, é necessário limpá-lo. E bastante, 
provavelmente. Erros gramaticais, ortográficos e de digitação são 
imperdoáveis para autores e, ainda assim, muito comuns. Todos cometem erros.
Um bom editor sempre fará melhorias, mas ele não mudará ou reescreverá a 
história para você. Eles podem identificar furos de enredo cruciais ou 
problemas de desenvolvimento de personagem, mas não podem corrigi-los.
Mesmo que você não possa pagar um editor profissional, é sempre bom ter uma 
outra pessoa para dar uma olhada no seu manuscrito. Mas antes de dar seu 
manuscrito para outra pessoa ler, você deve limpá-lo da melhor forma 
possível e saber que os leitores perdoarão a maioria dos erros se você 
contar uma história interessante. As sete dicas a seguir estão relacionadas 
com tendências que eu tenho observado em novos autores. Usa-os como uma 
lista de verificação e você conseguirá fortalecer sua escrita.
1. Crie conflito e simpatia primeiro.
Seu livro precisa conflito e seu personagem principal deve gerar simpatia 
desde o início. Precisamos torcer, sentir pena e criar afeto pelo personagem 
principal e odiar os oponentes. É preciso ter um vilão, uma fonte de 
conflito ou um problema - alguém que, por algum motivo, faça o protagonista 
se sentir mal. O protagonista deve duvidar de si mesmo, de forma que através 
da história possa obter auto-confiança e segurança existencial. Não importa 
o quão legais são as cenas de ação, se não soubermos para quem devemos 
torcer, se não sentirmos uma conexão emocional com o resultado, nós não nos 
importamos. Antes de saber quais personagens são bons e maus, quando todos 
são estranhos para mim, eu não me importaria se algum deles fosse atingido 
por um ônibus, o que significa que não estou interessado na sua história. 
Antes explodir coisas e criar cenas épicas, os leitores precisam conhecer, 
amar e se importar com seu protagonista.
2. Comece pela ação.
Quase todas as cenas/capítulos precisam começar no meio da ação. Corte todas 
as cenas de preparação. Corte explicações, plano de fundo, exposição e 
descrição da cena. Inicie no meio de um diálogo tenso. Comece com uma fala 
que chame a atenção. Comece com closes, focos e zooms em gotas de sangue, 
suor e lágrimas. Chame atenção primeiro e, em seguida, desenvolva a história 
do plano de fundo, preencha os detalhes, desacelere e estabeleça o próximo 
grande conflito.
3. Personagens críveis não ficam alternando emoções extremas.
Normalmente, as pessoas riem quando estão felizes. Elas ficam sem paciência 
e sarcásticas quando estão bravas. Mas raramente "choram estericamente", 
"gritam incontrolavelmente" ou "tremem visivelmente". As pessoas geralmente 
não deixam que suas emoções saiam do controle, especialmente quando estão 
perto de um grupo grande de pessoas. Além disso, elas não costumam ficar 
intensamente eufóricas e, logo em seguida, mortalmente deprimidas por 
qualquer problema. Na verdade, geralmente as pessoas não reagem quando 
coisas ruins acontecem, elas ficam em choque. A emoções se dissipam e quando 
têm tempo para processar o que aconteceu, elas sofrem. Então, verifique com 
que frequência seu personagem principal (ou qualquer personagem) chora, 
soluça, grita, treme, etc. Experimente retratar reações emocionais intensas 
de uma forma sutil.
4. Conheça a sua gramática.
São as coisas mais básicas que costumamos errar: Mas/Mais, Mal/Mau, etc. 
Mesmo que consiga soletrar palavras enormes de trás para frente, você errará 
as coisas mais simples. Use a função pesquisar/localizar para encontrar 
esses homófonos um por um e verificar todos eles. Se você percebeu que 
cometeu outro erro, pesquise por ele, provavelmente você o cometeu mais de 
uma vez. Além disso, é comum existirem "pedaços ruins" no texto, então se 
você encontrar um erro, edite novamente esta seção, pois é provável que haja 
mais erros por ali.
5. Tome cuidado com os advérbios.
Advérbios são malvados. Eles deixam você preguiçoso. Sempre que você 
expressa algo que alguém fez ou como o fez adicionando um -mente ("disse 
animadamente", "saiu decididamente", "rezou ardentemente", etc.) você está 
perdendo a oportunidade de escrever com elegância e indo pelo caminho mais 
fácil. Muitas destas frases serão insignificantes (como "riu alegremente"), 
ou confusas. Então, use seu botão pesquisar/localizar e busque pelo termo 
"mente". Ele é realmente necessário? Há outra maneira de demonstrar como o 
personagem fez algo sem usar um advérbio?
"Disse animadamente" = "disse, um sorriso se insinuou nos cantos de sua boca 
e seu corpo estremeceu, enchendo-se de expectativas".
"Saiu decididamente" = "e sumiu do quarto, batendo a porta atrás dele".
Seriamente: pesquise cada um e tente eliminar todos eles.
Correção: Ok, nem todos. Alguns advérbios são aceitáveis. Mas elimine os 
muito ruins que não têm significado algum. Tome cuidado com essa tendência 
que faz com que eles sejam usados de maneira ruim, para que quando você 
decida usá-los, você o faça bem, com o objetivo de aprimorar sua escrita.
6. Use exclamações com moderação.
Agora usar a função localizar/substituir e pesquise "!" e "?!". Isso está 
ligado com a alternância exagerada de emoções: a maioria das pessoas não 
grita ou exclama por qualquer acontecimento inesperado no dia a dia. Isso 
significa que quase não é necessário usar pontos de exclamação. Percebi que 
muitos autores independentes tem personagens que dizem coisas como "Como 
ousa!!!" ou "Você está louco?!?!". Excesso de pontuação não substitui uma 
boa escrita. Não só é desnecessário, mas geralmente é usado para mascarar 
diálogos fracos. Então, pesquisar por "!" pode indicar diálogos medíocres 
que precisam ser fortalecidos.
7. Faça com que a fala do narrador se encaixe na cena.
A não ser que você esteja escrevendo uma narrativa em primeira pessoa, o 
narrador deve ser invisível. Quando você usa palavras grandes, estranhas, 
extravagantes ou incomuns, isso interrompe a ação e chama a atenção para o 
narrador. Isso geralmente acontece com repetição: li um romance recentemente 
e percebi que a palavra "comprar" foi usada no sentido de "ganhar força". Na 
primeira vez que eu achei um pouco estranho. Na terceira vez, isso tinha 
realmente tirado minha atenção da narrativa. É normal que você tenha 
palavras favoritas que gosta de usar, mas quando você decide usar uma 
palavra sofisticada no lugar de uma comum, ela se destaca. Os personagens 
podem usá-las em diálogos, mas você não precisa.
Uma ferramenta online bacana que você pode usar para verificar a frequência 
de todas as palavras que você usou em seu livro é a Textalyzer.net. Basta 
colar seu texto e verificar as palavras mais utilizadas para ver se você tem 
algum hábito ruim que deve eliminar.

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