segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Cultura, GEEK e Globalização


Livros: o que CEOs e outros líderes estão lendo? Na lista de Jørgen Vig Knudstorp, chairman da Lego, está The End of the End of the Earth, de Jonathan Franzen (Amazon). Kevin Sneader, global managing partner da McKinsey & Company, tenta ler 52 livros por ano. "O difícil é escolher o que não ler". Na seleção, The New Silk Roads: The Present and Future of the World, de Peter Frankopan (Amazon). 
facebooktwitterwhatsapp
Gastamos, em média, 2 horas e 23 minutos por dia em mídias sociais, de acordo com o Relatório Flagship da GlobalWebIndex de 2019. Mas as pessoas estão se tornando mais cientes disso e vem tentando se concentrar em outras atividades. É nesse sentido que aplicativos que monitoram o tempo dedicado à esses sites estão se popularizando. Entre eles está o Omni Calculator, que calcula o seu tempo de tela e informa quantos livros você poderia ter terminado enquanto navegava por Twitter, Instagram e afins - o app também analisa outras maneiras de redefinir o tempo gasto, calculando quantas calorias poderia queimar se estivesse fazendo outra atividade. "Apenas um intervalo de cinco minutos a cada hora são centenas de horas por ano", dizem seus criadores". Ele recomenda desativar as notificações push que aparecem na tela, excluir alguns aplicativos e tirar férias curtas de todas as mídias sociais de vez em quando. Ferramentas de monitoramento digital são uma tendência e usuários do Android também podem definir limites de tempo. Apple, Facebook e Instagram oferecem funções semelhantes.
facebooktwitterwhatsapp
O papel da atividade física no aumento do foco e precisão da memória foi comprovado em um teste feito com ratos idosos e cientistas acreditam que o resultado seria semelhante em humanos.
facebooktwitterwhatsapp
separador

Cultura

Febril e com ideações suicidas, Camus viajou pela América do Sul entre julho e agosto de 1949, num roteiro que abrangia Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Salvador, São Paulo e Porto Alegre. Mas o Brasil não despertou o amor súbito do escritor franco-argelino.“Sobre esta terra imensa, que tem a tristeza dos grandes espaços, a vida é mesquinha”, escreveu. Os diários revelam seu estado depressivo nas jornadas de conferencista a soldo do ministério francês das Relações Exteriores. Na bagagem literária, ele já contava com as obras-primas O Estrangeiro, de 1942, e A Peste, de 1947. Os 70 anos da viagem de Camus ao Brasil serão celebrados num ciclo de eventos, a partir de amanhã, em São Paulo. No mesmo dia, será lançado pela editora Record o livro Camus, o Viajante, organizado pelo crítico Manuel da Costa Pinto. A partir do dia 21, na Casa das Rosas, a exposição Camus: Um Estrangeiro no Brasil reunirá fotografias do acervo familiar do escritor.
facebooktwitterwhatsapp
Peter Fonda morreu na sexta-feira, cercado pelos familiares, aos 79 anos. Filho do ator Henry Fonda, irmão da atriz Jane Fonda e pai da também atriz Bridget Fonda, Peter ficou famoso ao viver um dos motoqueiros do filme-símbolo da contracultura americana, Easy rider — sem destino, que completou 50 anos em maio. Peter foi indicado ao Oscar pelo roteiro de Easy rider e por seu papel como um apicultor em O ouro de Ulisses (1997), mas nunca conquistou a cobiçada estatueta dourada. Ele ganhou um Globo de Ouro em 2000 pelo telefilme The passion of Ayn Rand. Uma galeria com alguns dos melhores momentos de sua vida e carreira.
facebooktwitterwhatsapp
separador

Viver

Um cientista o declarou morto em 2014 e agora ele e um grupo de especialistas colocaram sua lápide. O glaciar islandês Ok perdeu sua condição há cinco anos, exaurido e, por fim, esgotado pelo efeito das mudanças climáticas. É um alerta para os efeitos devastadores das mudanças no mundo.
facebooktwitterwhatsapp
separador

Cotidiano Digital

O CEO da Apple Tim Cook jantou, na última sexta-feira, com o presidente americano Donald Trump. Trazia consigo um argumento: que a guerra tarifária movida pelos EUA dificulta o trabalho da Applede competir com a Samsung. Afinal, a Apple paga seus impostos nos EUA e fabrica o equipamento na China. A Samsung paga os impostos na Coreia do Sul e diversifica o fabrico por toda Ásia, mas principalmente em seu próprio país e no Vietnã. “Ele me explicou que a Samsung é seu principal concorrente”, explicou Trump a jornalistas. “Perguntei quão bom concorrente é, e ele me falou que é um concorrente muito bom.” 

Nenhum comentário: